Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCP
Linha de Investigação em Assuntos do Mar - Maria ScientiaInício | Voltar | Imprimir | [A+-]

LIAM integra consórcio MARE START UP

 

A MARE STARTUP, uma iniciativa única a nível nacional destinada a revitalizar a economia portuguesa do mar, resulta do protocolo de cooperação entre a Faculdade de Ciências da ULisboa, a UCP (IEP, através da LIAM Maria Scientia, Business School e Global Law School), o Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) e a Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco (SaeR).

Segundo José Guerreiro, professor da Faculdade de Ciências da ULisboa e administrador do Tec Labs, a MARE STARTUP “é a primeira iniciativa desenhada de raiz para promover o empreendedorismo e a inovação empresarial na área do mar, a nível nacional e até no contexto da UE”.

Para o porta-voz da iniciativa trata-se de um “consórcio único (…) num setor que todos consideram vir a ser um dos principais pilares da recuperação económica em Portugal, estimando-se que a economia do mar até 2020, passe dos atuais 2,7% do PIB, para 4,5% do PIB, sendo de prever evolução similar na UE”.


A MARE STARTUP conta com o suporte de mais de 600 investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente e da UCP. As ligações ao setor empresarial são asseguradas pelo FEEM e à SaeR cabe a análise estratégica e de risco, em particular na economia do mar.

Para Francisco Beirão, secretário-geral do FEEM, abrem-se desafios inesgotáveis para a economia nacional. Um dos objetivos da associação, traçado no estudo do “Hypercluster da Economia do Mar”, é duplicar o PIB que resulta diretamente da economia do mar.
 

“Portugal [tem] na sua identidade a tradição marítima e [foi] dos primeiros países europeus a adotar uma estratégia nacional para os oceanos, [possui] uma das maiores zonas económicas exclusivas em mar aberto e profundo, com ferramentas orientadoras para o desenvolvimento da economia do mar, como [é o caso da] ‘Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020’, do novo quadro legislativo, bem como do novo enquadramento e incentivos comunitários”, justifica o empresário.



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades Facebook

Linha de Investigação em Assuntos do Mar
Instituto de Estudos Políticos

Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima | 1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 129
Fax: (+351) 217 271 836
Web: www.iep.lisboa.ucp.pt/LIAM

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial