Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
UCPUCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmailFacebookFacebook
Instituto de Estudos PolíticosInício | Voltar | Imprimir | [A+-]

Universidade de Oxford

Lincoln College

Lincoln College
Programa Anual
1 Visiting Fellow · 20 semanas
1 Visiting Student · 10 semanas

St. Antony’s College

St. Antony's College
Programa Anual
1 Visiting Fellow · 20 semanas
1 Visiting Student · 10 semanas

 

O IEP-UCP ampliou o seu programa de colaboração com a Universidade de Oxford: além dos dois Visiting Student anuais (em vigor desde 2004), o programa passou a incluir (desde Janeiro de 2010) anualmente dois Visiting Fellows.

Em resultado dos acordos celebrados pelo IEP com o St. Antony's College e Lincoln College, da Universidade de Oxford, temos em curso um programa de Intercâmbio que permite ao IEP enviar para a Universidade de Oxford, anualmente, dois alunos dos programa de Mestrado e Doutoramento, bem como dois fellows do IEP. Os primeiros por um período de um trimestre cada, os segundos por um período de 1 a 2 trimestres cada. O acordo com o St. Antony's College prevê ainda um acordo de associação ao programa de Mestrado do Europaeum realizado em Oxford, sob a tutela do director daquele programa, Dr. Paul Flather.

Os alunos seleccionados serão admitidos com o estatuto de visiting student, que lhes garante um estatuto equiparado ao dos alunos undergraduate de Oxford.

Candidaturas

  • As candidaturas devem ser dirigidas em suporte de papel ao Director do IEP e em suporte electrónico para imoreira@iep.lisboa.ucp.pt até 15 de Março do ano académico antes do período de estudo em Oxford.
  • As candidaturas, em inglês, devem incluir, breve CV, um “Statement of Purpose”, um texto de pelo menos 10 mil caracteres sobre tema relevante para a investigação do candidato e, no caso dos alunos, duas cartas de recomendação. As cartas de recomendação deverão ser, de preferência, do orientador, se já o tiver, ou de professores do IEP, ou convidados, que tenham ensinado e avaliado o candidato em pelo menos uma disciplina, ou seminário.
  • Os candidatos devem ainda manifestar a sua preferência de Colégio e de período escolar da visita (ver adiante, por favor).
  • A Direcção do IEP fará uma pré-selecção dos candidatos, mas a decisão final sobre a admissão cabe inteiramente aos Colégios em causa, podendo não haver admissão de qualquer candidato.

Condições Visiting Fellows 

  • Os IEP Visiting Fellows poderão permanecer num dos dois Colégios referidos por dois períodos escolares consecutivos, excepcionalmente por apenas um.  
  • Farão parte da comunidade académica do Colégio, com total acesso a todas as prerrogativas de outros Visiting Fellows, incluindo “full senior common room rights” e “full access to the libraries and activities of the University of Oxford”. No caso do St. Antony’s College, o IEP Visiting Fellow estará associado ao “European Studies Centre”, embora essa associação em nada condicione a área de investigação do Visiting Fellow. Este deve, no entanto, participar nas actividades regulares do Centro, mesmo quando a sua área de investigação não seja dominantemente sobre temas europeus.
  • Os IEP Visiting Fellows serão necessariamente doutorados, de preferência há  mais de três anos. Devem preferencialmente ser colaboradores do IEP a tempo integral. É dever dos IEP Visiting Fellows participar na vida académica e social do Colégio e representar condignamente o IEP-UCP, não podendo ausentar-se de Oxford durante o “Full Term” (ver ponto 5 abaixo, por favor), excepto em situações de força maior devidamente justificadas. No final da visita, o IEP Visiting Fellow deve submeter um breve relatório do trabalho efectuado às Direcções do  IEP e do Colégio que visitou. Como contrapartida do privilégio de que usufruiu, o IEP Visiting Fellow compromete-se a manter a sua colaboração com o IEPUCP nos dois anos lectivos seguintes ao da visita.

Condições Visiting Student

  • Os IEP Visiting Students poderão permanecer num dos dois Colégios por períodos não superiores a um período escolar: no caso do Lincoln College, é dada preferência ao primeiro período (Michaelmas Term, Outubro-Dezembro); no caso do St. Antony’s College, é obrigatório o terceiro período (Trinity Term, Abril-Junho).
  • Em ambos os colégios, os alunos terão direitos e deveres iguais aos outros alunos, incluindo acesso a todas as bibliotecas da Universidade e a todas as palestras e seminários, bem como a supervisão de um Tutor. No caso do St. Antony’s College, o Tutor será nomeado em parceria com o EUROPAEUM, devendo o aluno participar nas actividades regulares deste consórcio.
  • Os IEP Visiting Students serão necessariamente alunos de Mestrado ou Doutoramento do IEP-UCP, preferencialmente na fase de preparação ou redacção da respectiva dissertação. É dever dos IEP Visiting Sudents participar na vida académica e social do Colégio e representar condignamente o IEP-UCP, não podendo ausentar-se de Oxford durante o “Term” da sua visita, excepto em situações de força maior devidamente justificadas.
  • No final da visita, o IEP Visiting Student deve submeter um breve relatório do trabalho efectuado às Direcções do IEP e do Colégio que visitou. Como contrapartida do privilégio de que usufruiu, o IEP Visiting Student compromete-se a concluir o programa de Mestrado ou Doutoramento no IEP-UCP. Tendo em Oxford o estatuto de “visiting student not reading for a degree”, o IEP Visiting Student fica no entanto habilitado a fazer parte da Oxford Society (Oxford Alumni), após a conclusão do programa de visita.
  • O ano académico em Oxford está dividido em três períodos de dez semanas, sendo o chamado “Full Term” de oito semanas, da segunda à penúltima. O primeiro período, denominado Michaelmas Term, vai de Outubro a Dezembro; o segundo, Hillary Term, de Janeiro a Março, e o terceiro, “Trinity Term”, de Abril a Junho. As datas precisas variam ligeiramente de ano para ano, devendo os interessados consultar o sítio da Universidade.

  • Coordenador do Intercâmbio Internacional  e Erasmus
    Prof. Ivone Moreira imoreira@iep.lisboa.ucp.pt
  •   Contacto Programas Internacionais
    international.programmes.iep@iep.lisboa.ucp.pt

     

 Testemunho Aluno Bruno Garschagen

St. Antony's College, Universidade de Oxford, Trinity Term 2010

 

 St Antony's College Alumni St. Antony's College Alumni no Facebook


Topo
Logotipo Acessibilidades Facebook

Instituto de Estudos Políticos
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima | 1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 129
Fax: (+351) 217 271 836
E-mail: secretariado.iep@iep.lisboa.ucp.pt
Web: www.iep.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial