Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
UCPUCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmailFacebookFacebook
Instituto de Estudos PolíticosInício | Voltar | Imprimir | [A+-]

IEP ALUMNI Club

Testemunhos - ALUMNI

  

No dia 26 de Junho, no âmbito do Estoril Political Forum, teve lugar o primeiro IEP-UCP Alumni Dinner onde foi apresentada a Comissão Instaladora do IEP-UCP Alumni Club, composta por:

Presidente: Henrique Burnay, Class of 1996

Vice-Presidentes: Cristiano Cabrita, Class of 2005 e 
                         
Filipa Brigola, Class of 2004

Cônsul no Brasil:
Bruno Garschagen, Class of 2007

Secretária-Geral: Ana Sofia Mendes, Class of 2005
  

 

  

 


Testemunhos 

"Saio deste curso com mais do que teoria e livros para encher uma biblioteca. Fui ensinada a pensar criticamente, a ver o mundo como ele é e a compreende-lo como muitos não são capazes de o fazer. Mais do que tudo, estou muito grata ao IEP pela forma como tenho sido desafiada a crescer e amadurecer intelectualmente. Não saio apenas com um curso teórico, saio uma pensadora nova. Neste percurso, tive sempre o apoio do IEP, mesmo entre o desporto de competição e uma nova aventura de empreendedorismo. Sei que para o meu futuro posso confiar no que me foi leccionado e nas oportunidades que o IEP me proporcionou."

Diana Vasconcellos
Aluna de Licenciatura
2014/15 – 2016/17


"O IEP destaca-se devido à excelência do seu ensino e da sua produção científica, pela atenção com que acompanha a evolução dos seus alunos e pela qualidade dos seus professores e investigadores. O IEP encara os seus alunos - incluindo os de licenciatura - como junior scholars e oferece várias oportunidades aos seus alunos, o que lhes permite apurar as suas capacidades académicas e analíticas. Ainda nesse âmbito, é de salientar o acesso privilegiado a decision-makers e personalidades de primeiro plano que o IEP oferece: debates com embaixadores e governantes nacionais e internacionais, visitas de estudo a lugares como a Comissão Europeia ou a sede da NATO ou palestras por parte de académicos de primeira linha são a excepção e não a regra, numa experiência que culmina naturalmente no Estoril Political Forum, um encontro de estudos políticos de relevo."

Rodrigo Vaz
Licenciado 2010/2011

"No IEP os alunos são constantemente desafiados a olhar o mundo com espírito crítico e interrogativo, como condição primeira e imprescindível para aprender a compreender e a debater, de forma inteligente e rigorosa, a pluralidade de ideias e opiniões no seu alcance e profundidade. Este espírito crítico é construído, sobretudo, através do diálogo com os grandes autores da tradição do pensamento filosófico e político. Aprender a dialogar com os grandes pensadores e a interrogar o mundo com eles foi, sem dúvida, a herança mais valiosa da minha formação no IEP."

Filipa Brigola
Licenciada 2004/2005
Mestre 2007/2008
Assessora Parlamentar


“A minha experiência fora do IEP tem-me mostrado cada vez mais que existem dois tipos de instituições universitárias: por um lado, a universidade 'industrial,' onde os alunos vão para as aulas, voltam para casa, têm exames e acabam com um diploma; e, por outro lado, a ideia original do que é uma universidade, com interação aluno-professor, leitura para além dos manuais e de volta às fontes, busca desinteressada do conhecimento e, acima de tudo, intensa conversação entre todos (este último ponto é, verdadeiramente, o que dá espírito ao instituto). Passar pelo IEP é, sem qualquer dúvida, perceber que o IEP cumpriu o seu objetivo de seguir o modelo original de uma instituição universitária.”

Pedro Moreira
Licenciado 2009/2010
Mestre 2012/2013
Doutorando no IEP 2014/2015

"Foi no IEP, durante a licenciatura de Ciência Política, que aprendi a pensar criticamente. Não aludo apenas (e já seria muito) à articulação das várias dimensões do conhecimento da área, desde a filosofia à análise estatística das políticas públicas. Refiro-me ao que mais fez a diferença na minha vida: conheci as grandes obras, acedi a uma concepção de beleza que me protegeu da banalidade, descobri o que eram grandes professores (não só os que no passado deixaram obra, mas também aqueles com quem forjei amizade), compreendi a complexidade dos desafios inerentes a uma sociedade aberta, reconheci-me nos valores do liberalismo e vi nascer em mim o sentido de dever de os defender. De certo modo, porque é o que importa e mais lhe devo, o IEP ajudou-me a ser livre."

Alexandre Homem Cristo
Licenciado 2004/2005
Colunista, Observador

"Graças a professores de primeira linha, a métodos de ensino e investigação inovadores, à extraordinária rede de amigos e colaboradores nas melhores universidades do mundo e a um ambiente intelectual ao mesmo tempo familiar e desafiante, o IEP/UCP deu-me tudo o que era preciso para trabalhar com propriedade o gosto antigo pela filosofia política. O protagonismo da “Tradição dos Grandes Livros” tanto nos currículos como na própria cultura do Instituto, em especial, reflecte uma fidelidade exemplar aos grandes cultores do conhecimento e foi crucial para o meu crescimento intelectual." 

Diogo Madureira
Licenciado 2004/2005
Mestre 2008/2009
Diplomata

"Ler, pensar, estudar, debater, pensar outra vez. O tempo que passei como aluno no Instituto de Estudos Políticos ensinou-me o valor de parar, simplesmente parar. Nem tudo tem que ser feito a 300km/h, a olhar para o relógio. Aliás: há muitas coisas que, decididamente, não devem ser feitas a 300km/h e a olhar para o relógio. Pensar é uma delas."
Miguel Pinheiro
ALUMNI mestrado 1997/98
Director Executivo Observador

“Nem todo o estudante universitário terá o prazer de afirmar que frequentou uma licenciatura intelectualmente desafiante num ambiente académico inovador. Felizmente tive a sorte de, enquanto estudante de Ciência Política, encontrar isso mesmo no IEP entre 2004 e 2007. A docência a cargo de Professores motivados e a interação com os alunos fomentou um ambiente de discussão e de descoberta que ultrapassou o plano teórico, alimentando a curiosidade e o espírito crítico e fomentando a ligação com a prática. Nada disto teria sido possível sem os incríveis camaradas de curso com quem convivi ao longo desses anos.”

André Costa Monteiro
Licenciado IEP 2004/05

"Quando optei pelo IEP tomei uma decisão racional: escolhi a melhor escola de ciência política em Portugal. Aquela que me daria acesso aos melhores professores; que me proporcionaria experiências internacionais em universidades de topo; e que facilitaria a minha integração no mercado de trabalho. Foi uma decisão instrumental, portanto.
Hoje sei que fiz a escolha certa, mas não pelos motivos que antecipara. No IEP aprendi a dissecar um argumento, a debater de forma séria e leal, a pensar. Nele fiz amizades para a vida. Também por isso, o IEP ganhou uma dimensão sentimental que não poderia ter previsto. E ainda bem." 

João Tiago Gaspar
Licenciado 2009/2010
Mestre 2012/13

''Quando entrei no ensino superior, já tinha uma ideia muito forte e desejosa daquilo que gostaria de alacançar enquanto académica e profissional. Estou agora a completar  o meu Mestrado em Direitos Humanos na Columbia University em Nova Iorque, tendo sido admitida com uma bolsa Fulbright e bolsa parcial da universidade. Em 2011, tive a sorte de começar este percurso no IEP. O currículo, enquadramento e, acimda de tudo, os professores que o IEP me deu foram absolutamente fundamentais em, não só alimentar estes horizontes, mas também solidificar a minha identidade enquanto académica. Olho para os meus três anos no IEP com muito carinho, particularmente lembrando todas as conversas e conselhos que os meus professores e mentores me deram que tanto me inspiraram e apoiaram no meu percurso. Lembro-me de todas as aulas e apontamente tomados, os livros lidos e dicussões tidas, que continuamente se provam determinantes à medida que avanço com a minha carreira. O IEP foi indispensável na formação da minha identidade e no alcançar dos meus horizontes.''

Bárbara Matias
Licenciada 2011/2012


“O IEP foi a minha casa onde cresci e aprendi. E assim permanece.”
Miguel Morgado

Doutorado 2000/2001
Deputado no Parlamento


“A melhor coisa que posso dizer sobre o tempo que passei no Instituto de Estudos Políticos é que tenho muitas saudades dele. A imersão em constantes debates sobre o pensamento político, o de outrora e o de hoje, fez-me sempre sentir como se estivesse numa belíssima viagem, que só se interrompia com o final de cada aula. Claro que isto só é possível pelo profissionalismo, conhecimento e impecável organização de quem está no IEP. Sempre concentrados em dar o melhor a cada aluno que o frequenta. Um dia, estou certo, voltarei. Convencido que, sim, podemos voltar ao sítio onde fomos felizes.”
David Dinis
Director Público

“Escolher o Instituto de Estudos Políticos como a casa para prosseguir os meus estudos em Ciência Política e Relações Internacionais abriu-me novos horizontes e deu-me liberdade para ir construindo o curso. Sinto-me desafiada, todos os dias, a pensar de modo crítico, diferente, e isso dá-me a certeza de que tomei a decisão certa.”
Sofia Florentino
Aluna de Licenciatura 2014/2015
BOLSEIRA DA FUNDAÇÃO AMÉLIA DE MELO

“IEP ofereceu-me uma educação de excelência a nível internacional, pela sua diversidade de matérias e o profissionalismo dos seus académicos. Preparando-me com os instrumentos necessários para uma análise crítica dos desafios globais.”
Daniela Chicot
Aluna de Licenciatura 2014/2015


Topo
Logotipo Acessibilidades Facebook

Instituto de Estudos Políticos
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima | 1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 129
Fax: (+351) 217 271 836
E-mail: secretariado.iep@iep.lisboa.ucp.pt
Web: www.iep.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial